Loading... (0%)

Sentinelas da manhã, um projeto de vida!

29 novembro 2011

Vamos ir mais fundo em relação ao chamado de Deus em nossa vida de jovens ao compreender como construir uma resposta concreta à voz de Deus, tornando realidade nossos sonhos e vivendo um grande projeto divino como jovens sentinelas da manhã, conscientes do propósito da sua existência.

Deus tem uma dinâmica especial e muito interessante em nossa vida: Ele se revela a nós, nos convida a optar por ele e nos conduz. É neste terceiro momento que muitos de nós jovens temos dificuldade de seguir ou até de entrar, pois deixar-se conduzir por Deus é alinhar sua vida com um novo projeto.

As primeiras perguntas que temos a você leitor são estas: você tem sonhos? O que você almeja está compreendido como desejo ou sonho? Para que não fique perdido com a resposta, entenda que os sonhos são feitos de passos concretos, já o desejo é momentâneo, passa se não for realizado em determinado momento.

A juventude sentinela da manhã tem como característica central a vivência de um grande projeto de Deus.  O Beato João Paulo II pregou isso para nós e nos conduziu a irmos mais fundo em nossa juventude. Segundo ele o projeto de Deus tem quatro características fundamentais: é um projeto de amor, de sentido, missão e um projeto de vida.

Dando continuidade a esta mensagem, o Papa Bento XVI nos falou recentemente na Jornada Mundial da Juventude em Madri que “vivemos tempos difíceis, com novos desafios, mas nós somos os escolhidos para viver um projeto de Deus em nossa vida”.

Neste momento te convido a olhar para a sua história de vida, de onde veio, por onde passou, como você foi preparado na vida por Deus para um grande projeto de vida. É importante que você se veja como uma pessoa e todos os elementos que fazem parte da sua vida, os valores aos quais foi submetido, suas conquistas, sofrimentos, meio de convivência, a família de onde veio, enfim, tudo que influenciou na construção do seu ser. As respostas deste texto se revelam nas perguntas que você se faz aqui. Se possível, neste momento, anote um ou quanto sonhos tiver em sua vida agora, use os anexos do livro “Sentinelas da manhã, um novo tempo para a juventude”, as planilhas ajudam a organizar os sonhos.

Jesus Cristo, referência do nosso Projeto de Vida

Para entender bem o que é um projeto de vida é preciso entender a relação que temos com Aquele que veio como um sopro de vida para nós, que rompeu as cadeias da morte em nossa história, que nos comprou com um preço especial para a nossa completa libertação. Jesus é o referencial do projeto de vida, pois só por Ele podemos conhecer o projeto de Deus que se une aos projetos e podem se tornar realidade edificante.

Em primeiro lugar, Jesus é o referencial porque “Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas” (Rm. 11, 36), sendo assim nossos projetos possuem fundamento divino, nossos sonhos estão relacionados à grande ação de Deus em nosso meio.

Em segundo lugar, Jesus é centro porque Ele é a grande revelação de um projeto de vida perfeito, construído pelo próprio Deus. No Evangelho de São Lucas (4, 18-19) vemos Jesus entrar no templo e proclamar a profecia de Isaías a seu respeito e revelar sua missão. O projeto de Jesus, em essência, era o anúncio e realização do Reino de Deus em nosso meio.

O importante para nós neste momento é compreender que Jesus possuía um objetivo muito claro, propósitos realistas. Para que isso pudesse se tornar de fato uma realidade Ele fez o que precisamos fazer com nossos sonhos, deu passos concretos. Veja que Jesus se ocupa em dar condições do projeto se realizar com as seguintes atitudes: se deixou urgir pelo Espírito Santo ao se submeter ao batismo no Jordão, depois se retirou em oração e fortificou o Espírito, e só assim se dedicou a convidar as pessoas para formar, e por fim os enviou e missão.

Vimos, portanto, que Jesus tinha um projeto de vida muito bem definido para cumprir sua missão. Isso lhe permitia fazer convites. Lembra do jovem rico, narrado no Evangelho de Mateus 19? Após aproximar de Jesus, perguntou ao Mestre o que seria necessário para alcançar a salvação. Prontamente Jesus retoma os mandamentos da Lei e ele orgulhosamente diz que já os observa. Aí Jesus supera mais uma vez ao olhar além, enxerga o coração do jovem e pede seu despojamento das suas seguranças, no caso dele a riqueza material. Jesus diz a ele “segue-me”, mas segundo narra Mateus o jovem não seguiu Jesus, não se tornou discípulo, saiu triste.

A proposta de Jesus continua sendo a mesma para nós: “segue-me”. Segundo João Paulo II, este convite de Jesus significa “entra na plenitude do meu mistério”. Mistério que é triunfal, belo, atraente, doloroso e custa, mas revela Deus. Precisamos passar por essa realidade de conhecer Jesus, conhecer Deus e conhecer-se a si mesmo como chave do mistério.

Ter um Projeto Pessoal de Vida é se encarar na vida, olhar para Deus e colocar a sua confiança nele, um exercício de fé, de esperança. Aí começa a chave para o sofrimento de muito jovens neste tempo, o sofrimento por falta de respostas para as quais não se deixam fazer as perguntas certas. Quantos jovens têm se questionado sobre o sentido do que fazem, do que são e até o porquê da vida. É neste momento que entra o papel do nosso Projeto Pessoal de Vida. Você tem um?

Se Jesus não se colocasse a caminhar os discípulos não viriam até a carpintaria, as multidões não iriam lá. As boas intenções e sonhos necessitam de propósitos e disciplina de quem quer. Segundo Dom Eduardo Pinheiro, em seu livro “Projeto Pessoal de Vida”, “os grandes realizadores se distinguem por paixão, crença, compromisso, coragem e perseverança”. Isso está no Projeto de Deus.

O Projeto de Deus

No capítulo 29 de Jeremias, no versículo 11, vimos palavras que nos remetem aos bons sonhos de Deus em nós: “bem conheço os desígnios que mantenho para convosco, oráculo do Senhor, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de voz garantir um futuro e uma esperança”.

O trecho do profeta nos permite ver que Deus tem um projeto para nós. Não é determinismo, Ele age em nossa liberdade. É importante entender que a intervenção de Deus é respeitosa e gradativa, respeita a situação que nos encontramos, se faz presente em nosso cotidiano.

Há uma grande revelação de fé em quem espera, busca e está no caminho. Segundo o Papa Bento XVI, em sua Carta Encíclica Spe Salvi – sobre a esperança cristã e a salvação, a “fé não é acreditar por acreditar, é dar substância à vida, conteúdo, é uma relação necessariamente de esperança”.

No primeiro capítulo deste documento o Papa relaciona a fé com a esperança ao analisar a etimologia das palavras latinas e assim mostrar a relação entre estas duas necessidades nossas enquanto cristãos. Esperança significa se lançar em um Projeto de Salvação que amplo, dinâmico, desafiante, que dá sentido à caminhada do cristão.

Por deficiência de formação, há jovens que entendem mortificação pessoal (que deveria estar no âmbito da pregação de São Paulo como a morte para o pecado, recusa da cultura de morte) como privação da sua vida. O projeto de Deus rompe visões míopes de fé, conduz à certeza daquilo que os olhos não viram e o coração confirma como verdade.

Um Projeto Pessoal de Vida

A juventude é a etapa da vida que mais apostamos, escolhemos e arriscamos.Tudo isso precisa ser balizado por um Projeto Pessoal de Vida, nossa resposta ao Projeto/chamado de Deus. “Não voz contenteis com nada menos que os mais altos ideais”, disse-nos certa vez João Paulo II.

O projeto pessoal de vida (PPV) é o sonho com degraus certos, não é prever o futuro, mas saber onde se quer chegar. É fruto de uma decisão pessoal, livre e consciente. Exige de nós dois posicionamentos: afetivo (acreditar, desejar, amar); efetivo (construir, empenhar-se, retomar, refazer).

É a garantia de felicidade, não felicidade no fim, mas no processo. Já se realiza enquanto caminha.

O PPV integra os passos com o todo, como aponta D. Eduardo: desenvolve a vida por valores, aproveita as oportunidades, ajuda no discernimento vocacional, aproveita melhor as oportunidades, faz opções, rever os engajamentos e posicionamentos.

A realização/felicidade humana está no equilíbrio em cuidar dos sentimentos, relações, desejo, corpo, pensamentos, espírito, etc.

Como deve ser construído

No livro Projeto Pessoal de Vida, vimos um caminho para construir de forma solidada no PPV. Deve-se começar com silêncio, recolhimento e oração que permita ouvir a voz do senhor. Neste momento é importante considerar três coisas importantes: o chamado/vocação, o equilíbrio de um projeto pessoal e o projeto de Deus; a vida fraterna ao rever sempre sua relação com a família, grupo, escola, trabalho, paróquia, ambientes de lazer; e a missão, como me tenho empenhado para tornar a vida dos outros melhor. Este terceiro ponto revela algo importante, que o PPV não é individualista, embora pessoal, nossos sonhos são de Deus quando dão sentido à nossa vida e transforma as realidades em volta.

De forma prática, construir um PPV passa essencialmente por três etapas:

descrever aonde se quer chegar, qual é meu ideal, meta, sonho. A partir do que Deus quer de mim, no lugar onde me encontro e com a responsabilidade que tenho?

descreva onde e como você se encontra hoje. É tomar consciência da sua realidade.

descrever o que se deve fazer. Quais passos são necessários para realizar o meu ideal que sonho?

É importante que você saiba que o sucesso do seu projeto não é o fim da linha, ele não acaba aí. A partir da realização é preciso administrar bem e não acomodar. Possuir bens não é a realização, é importante dar sentido ao que se tem.

Aquilo que a pessoa se torna ao longo da vida está relacionado a duas coisas: a oportunidades que teve e às escolhas que fez.

Sentinelas da manhã, um lugar novo para nossa vida

O jovem sentinela da manhã tem um lugar estratégico e de Deus neste mundo, por isso saber o que se quer, aonde quer chegar e o que é preciso fazer para isso se torna primordial para quem quer escutar a voz de Deus e dar uma resposta concreta.

Denunciamos o relativismo, a fragmentação da vida, dispersão, crises de valores, idolatria do imediato, mas sobre a luz de Cristo superamos e apontamos caminhos: o projeto pessoal de vida. Com isso superemos as teologias da prosperidade, do sucesso em troca da fé, temos prazer na caminhada.

“Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos.” (Madre Tereza de Calcutá)

 

Autor: Wiliam de Paula
Coordenador do Ministério Jovem da RCC em Minas Gerais (2010-2012).
*Pregação no Encontro Regional de Jovens da região Sudeste 2011, em Barueri/SP (13/11/2011).

 

Referências

_______. Sentinelas da Manhã, exercícios espirituais para jovens. Reunidos por António Izquierdo. Trad. Maria Martins. Lisboa: Paulus, 2008.

SILVA, Dom Eduardo Pinheiro. Projeto Pessoal de Vida. 2ª ed. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009.