Loading... (0%)

Pe. Emmanuel da Uganda convida ao apostolado do Espirito Santo

15 novembro 2008

Padre Emmanuel Tusime vive em uma comunidade de jovens, ligada à RCC,  em Uganda. Eles prestam auxilio a pessoas portadoras do HIV, e cuidam  de crianças com a doença , que não vivem mais com os pais. De uma forma muito simples, com uma voz mansa, ele cativou os participantes do ENJ. Em sua pregação salientou o amor de Deus e a dependência  a Ele.

Antes, porém, de falar,  fez  uma oração, pedindo que os corações estivessem abertos à Palavra de Deus, e  propôs uma dinâmica: Uma cadeira ornamentada com mantos, cercada por flores, representando  um trono , foi colocada no palco. Esse trono foi feito para a Palavra de Deus. Jovens se aproximaram trazendo  uma Bíblia. A Palavra  foi colocada no trono. Padre Emmanuel pediu que esse gesto representasse a entronização de Jesus em cada coração.

Ele recordou que  João Paulo II  pediu que os jovens fossem   sentinelas da manhã .  A seguir perguntou se os jovens seriam capazes de desapontar o saudoso Papa. A resposta coletiva foi um sonoro “não”. O pregador partilhou como foi sua  experiência de batismo no Espírito Santo. “Eu conhecia Jesus, mas não O havia experimentado”, contou. E explicou a razão:  Padre Emmanuel teve um relacionamento difícil com o pai. Numa ocasião, após ter apanhado violentamente,   fugiu de casa.  As atitudes  agressivas do pai, o impediam de  reconhecer a paternidade de Deus.

Ele levou muitos anos para perdoá-lo. No dia que isso aconteceu, padre Emmanoel recebeu o batismo  no Espírito. Aquele perdão também representou a conversão de seu pai.    “ Eu devotei a minha vida , a levar o amor de Deus à vida das pessoas”, disse.
O pregador incentivou todos a experimentarem o amor de Deus,  para que pudessem ser, de fato,  apóstolos da efusão Espírito Santo. Um amor que nos leva a dependência de Deus. Ao falar sobre isso,  levou os jovens a  perceberem como  é ser totalmente dependente de Jesus.

Para ilustrar, convidou uma jovem a subir ao palco e pediu que  ela  imaginasse Jesus no lugar dele;   vendou os seus olhos,  amarrou-lhe as mãos e  fez com que ela andasse sob sua direção e condução (confira na seção de vídeos do site do ENJ). A cada nova ordem, ele perguntava-lhe: “Tu me amas?” . As  tarefas foram ficando mais difíceis:  subir em cadeiras, numa mesa, e, por fim, pediu que ela se lançasse da mesa (a jovem não sabia que havia vários irmãos com os braços unidos para pegá-la e impedir  que se machucasse, numa possível queda). Num gesto de fé, ela se lançou. Um ato que emocionou a todos!

Houve um momento de entrega e clamor. Padre Emmanoel conduziu um momento de oração pedindo que o Senhor nos ensinasse a ser dependentes Dele. Jesus Eucarístico foi levado ao palco. Jovens, cheios do Espírito, animados, levantaram novamente uma fervorosa oração.