Loading... (0%)

ENF 2008: Workshop mostra que o líder tem que dar a vida pelos jovens

26 janeiro 2008

O workshop do Ministério Jovem realizado nesta sexta, 25, por ocasião do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios, convoca os líderes jovens a dar a vida pelos jovens.

Um forte momento de oração conduzido pelo coordenador nacional do Ministério Jovem, Ricardo Nascimento. “Deus não está brincando conosco. E tudo que Deus está nos falando não é para tempos distantes. Os sonhos, os projetos que ele está depositando no nosso coração, logo se concretizarão. Esse é um ano de restauração para todos nós”.

O Senhor deu a cada um novo revestimento e com ele a confirmação: “Eis que quero fazer novas todas as coisas.”

Na primeira pregação, Janaina da Silva César, membro do núcleo nacional do Ministério Jovem, partilhou o evangelho de João, capítulo 10, versículo 11, que diz: “Eu sou o bom Pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas”. Como lideranças jovens, sentimos que temos que dar nossas vidas pelos jovens. É Jesus que através de cada um de nós se dá ao próximo. Quando exercemos nosso ministério, que é dado por Deus, é para nos colocarmos a serviço do próximo, por graça. Não merecemos, mas estamos ligados a Cristo, participamos da sua vida e, para a edificação de seu Corpo, ele nos presenteia com seus dons.

Janaina lembrou a todos que pelo batismo recebemos um chamado a sermos profetas, sacerdotes e reis e explicou que, para vivermos essas três dimensões, é preciso: disponibilidade para servir (lançar-se; dizer: Eis me aqui Senhor), escuta contínua (perguntar sempre: “O que queres de nós Senhor?”) e precisamos estar atentos, 100% ligado a Jesus.

Ainda segundo a pregadora, o segredo para isso é dobrar os joelhos e sermos obedientes a Deus. Assim, nós vamos colher os frutos no amor e na caridade. Ela afirmou também que os ministérios de um grupo de oração existem para complementar uns aos outros para que possamos viver a experiência de descobrir as riquezas do Espírito de Deus em nosso coração.

No final, o coordenador nacional do Ministério Jovem, Ricardinho, proclamou a palavra: “Jovens, sois fortes, pois a Palavra permanece em vós e a Palavra é Jesus”.

A segunda pregação do workshop foi feita por Abigail Trindade, membro do núcleo nacional, que pregou sobre como devemos trabalhar os jovens no grupo de oração. Ele falou sobre a missão dos líderes jovens que é de salvar vidas. Falou também da importância do Ministério Jovem no grupo de oração, principalmente após o jovem ter tido seu primeiro encontro com Deus, para ajudá-lo a permanecer na graça.

Segundo Trindade, assim como João, somos muito amados por Deus e somos chamados a missão. Ele explicou que para trabalhar os jovens devemos seguir três passos:

1) pastoreio: temos que acolher o jovem, amá-lo efetivamente;

2) Evangelizar: falar do amor infinito de Deus e permitir que esse jovem experimente esse amor sempre no grupo; e

3) Formar: aprofundar os conhecimentos desse jovem quanto a Palavra de Deus, a doutrina da Igreja e a vida cristã.

Ele continuou dizendo que precisamos testemunhar com a nossa vida, não podemos falar de algo que não conhecemos e muito menos pregar algo que não vivemos. O jovem precisa conhecer a si e aos outros de verdade. E finalizou dizendo que precisamos buscar primeiro o Reino de Deus, e tudo nos será acrescentado.

A última pregação do dia ficou a cargo do coordenador estadual do Ministério Jovem do Espírito Santo, Odilon Nunes Gonçalves. Ele nos mostrou que “somos a primeira maravilha do mundo, porque não fomos feitos por mãos de homem algum e sim pelas mãos de Deus. Através da unção do olhar, todos aceitarão Jesus através de você”.

O pregador convocou os jovens a pedirem uma grande renovação ao Espírito Santo para que, “através da nossa alegria, do nosso sorriso, do nosso olhar ungido possamos ser canal da graça de Deus para todos”.

“Alegrai-vos sempre no Senhor, repito: Alegrai-vos no Senhor” (Filipenses 4, 4), essa foi a palavra que ele partilhou e convidou cada um a olhar sempre no espelho ao acordar e dizer: “Eu sou a coisa mais linda, sou uma maravilha de Deus”. E disse mais: “Vocês são a coisa mais linda que meus olhos já viram porque foi Deus que os teceu a sua imagem e semelhança”.

Odilon finalizou pedindo a todos a proclamarem “Eu sou feliz, sou alegre, porque sou filho de Deus e ele está sempre comigo”.

Autor: Jacqueline Oliveira – Ministério Jovem/SP
e Manoel Filho – Ministério Jovem/CE