Loading... (0%)

Daniele Almeida convoca jovens a ser “Apóstolos e Guardiões da Identidade”

10 setembro 2018

 “Você sabe por que Deus reuniu mais de cinco mil jovens neste momento difícil que o Brasil enfrenta? Para realizar algo infinitamente grande através de você em nosso país, jovem!”, afirma a atual coordenadora nacional do Ministério Jovem do Brasil.

Inspiração para o tema do Encontro Nacional de Jovens “Apóstolos e Guardiões da identidade”, a passagem da primeira Carta de São Paulo a Timóteo, no capítulo 4, versículo 12 exorta justamente para uma realidade parecida com a de nossa sociedade, diz Daniele Almeida, já que se tratava de uma comunidade que já havia sido evangelizada por Paulo, mas que perdeu parte do que havia aprendido sobre Jesus.

“Jovens, Deus quer fazer surgir do nosso meio uma força maior da ação do Espírito Santo. Precisamos, mais do que nunca, ser apóstolos e guardiões !”, ressalta.

Segundo a coordenadora do MJ do Brasil, Deus convoca a juventude de todo Brasil a ser apóstola e guardiã em três aspectos: do Cristianismo, protegendo a experiência viva com Jesus; da Tradição Católica, com todas as riquezas espirituais que nossa Igreja oferece, como os Sacramentos;  e do Batismo no Espírito Santo (BES), com zelo pelos carismas e pelo Grupo de Oração.

“Não podemos alterar a mensagem do Evangelho, jovens! Pois não é a Palavra de Deus que está ultrapassada, sou eu que estou errado. Cuidado, jovens, com os ajustes que fazemos com o ser carismático, com o ser Igreja neste mundo”, exorta Daniele.

Para a líder da juventude carismática, há muitas realidades em nossos grupos de oração, em nossa própria vida que não condizem com a condição de homens e mulheres batizados no Espírito Santo. “Não combina dizer que é servo, que ama a Deus, e continuar nas baladas, com uma vida sexual fora do matrimônio; não podemos ser católicos ‘meia boca’, jovens! Ele nos chama a ser diferente, a voltar para a nossa casa, para a nossa família, para a nossa universidade com a convicção de que sou diferente, pois sou batizado no Espírito Santo!”.

Ela lembra que quem ama de verdade é fiel, não volta atrás, nem busca a Deus apenas por estar mal, deprimido, pelo contrário, busca verdadeiramente ao Senhor, pois sabe que precisa ir ao encontro daqueles que estão no mundo esperando nosso anúncio como verdadeiros apóstolos e guardiões. “Juventude, vamos manter acesa a nossa experiência, e lembrar, como disse o Papa João Paulo II, que somos uma corrente de graça para a Igreja!”.

Ao conduzir o momento de oração que encerrou a pregação, a presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Kátia Roldi Zavaris pediu aos jovens que entregassem suas vidas totalmente ao Senhor. “Rezem comigo: hoje, tomo a decisão mais importante da minha vida; Senhor, entrego a minha vida a Ti, ela é tua, eu te entrego tudo. E como Maria, quero dizer hoje eis-me aqui, Senhor! Eu te entrego toda a minha vida, porque te amo, porque Tu és o amor da minha vida. Só quero viver para Ti e por Ti!”.

Patti Gallagher Mansfield, uma das pioneiras do movimento, diz que é o estilo de Deus levantar um grande movimento de jovens na evangelização. “E o que vocês têm para oferecer para a próxima geração? Lembrem-se que vocês precisam de humildade, de batismo no Espírito Santo e serem próximos a Maria. E que Deus complete na vida de vocês a obra que Ele começou durante este encontro!”, exclama.

Após o momento de oração, o referencial da Comissão da Juventude da CNBB, Padre Antônio Ramos (“Pe. Toninho”), frisou a importância do ENJ para a Igreja do Brasil. “Este encontro tem importância fundamental na história da evangelização da juventude, porque toda vez que unimos a oração e a formação, sustentamos nossa vida espiritual e, pelo apelo de nosso Senhor, respondemos melhor aos apelos da Igreja nos tempos em que vivemos hoje. Estes encontros sustentam a unidade, a fraternidade e a espiritualidade”.

Conforme o sacerdote, a CNBB tem um carinho especial pela RCCBRASIL, pois faz com que o Evangelho chegue às escolas, hospitais, universidades, nas periferias, como pede o Papa Francisco. “Continuem aprofundando o mistério da fé e a formação para melhor servir a Igreja como discípulos e missionários de Jesus”, incentiva.

Ao final, ele lembrou que a CNBB espera estar em sintonia com a RCCBRASIL através do Projeto Ide, que estipula um trabalho trienal de evangelização da juventude na Igreja do Brasil. “Este projeto tem cinco dimensões: missionária, capacitação, participação no setor diocesano de juventude, ecologia como defesa da vida e políticas públicas para a juventude”, explica.

Foto: MCS Brasil