No último dia 30 de abril, o Ministério Jovem promoveu a Vigília “Juventude em Chamas” onde jovens carismáticos de muitas dioceses do estado de São Paulo se reuniram para clamar o Batismo do Espírito Santo sobre toda a juventude do Estado. A Juventude se reuniu nas Catedrais, Santuários e Paróquias, com participação de muitos padres, Bispos, lideranças de toda RCC que se uniram a toda juventude para a súplica incansável: Vem Espírito Santo!
Em todos os lugares a programação contou com a Santa Missa, momento Mariano, Adoração ao Santíssimo Sacramento, terço da misericórdia, pregações, louvor, momentos de clamor pelo Brasil e Batismo no Espírito Santo. O terço da misericórdia foi conduzido na maioria das vigílias as 03h da manhã para que a juventude estivesse unida clamando a misericórdia do Senhor sobre todos nós.
Um grande diferencial neste ano foi a impressionante mobilização nas redes sociais quanto à divulgação dos eventos, onde jovens se empenharam em compartilhar, gravar vídeos, e usar de muita criatividade para atingir a todos os jovens que ainda não participam da RCC para serem impactados pela efusão do Espírito Santo e pela imensa Misericórdia de Deus.
Para Guilherme Oliveira, da Diocese de Santo Amaro, “algo começou mobilizar a juventude já na preparação da Vigília Juventude em Chamas, com o convite no Facebook, depois a proposta para cada um gravar seu vídeo de convite à diocese. Ao chegar o dia da Vigília nosso coração estava verdadeiramente “a milhão” por conta de tudo que estava para acontecer, pois sabíamos das promessas do Altíssimo para nós. Mais de 250 jovens de nossa Diocese, de todos os setores, clamando, louvando, adorando, despojando-se de si, para uma madrugada verdadeiramente movimentada pelo Espirito Santo de Deus. Posso afirmar de todo o meu coração que não teve uma pessoa que não saiu inflamada e incomodada por aquilo que Deus queria realizar depois dali. Sem contar a Graça da unidade com todo o Estado de São Paulo, a comunhão dos Santos nos fez um só coração e uma só alma naquela madrugada! A Vigília Juventude em Chamas nos deu a experiência de Pentescostes, um divisor de águas, nos concedendo uma vida antes da vigília, e outra poderosamente mudada pela força do alto após vigília”.
Foi possível vivenciar a misericórdia de Deus em todas as Dioceses. A Arquidiocese de Aparecida e a Diocese de Lorena se uniram e participaram pela 1ª vez da vigília, juntos o Ministério Jovem e o Ministério Universidades Renovadas clamaram pelo Batismo no Espírito Santo. Carol Santos, da Arquidiocese de Campinas, conta que “o Senhor foi muito generoso, por não termos feito o ano passado e esse ano pela primeira vez e em unidade com outra diocese e ainda lá no Santuário do Pai das Misericórdias da Canção Nova foi de uma generosidade e uma bondade do Senhor, incrível!”.
Para Victor Vinicius, do Grupo de Oração Jovem Brilha da Diocese de Ourinhos, “a vigília foi uma confirmação dos propósitos de Deus em minha vida, foi tão mágico podia sentir a presença de Jesus a todo instante, me deu vontade de cada vez mais me aprofundar, de seguir os passos que Deus tem para minha vida. Ele renovou a minha fé, um grande encontro íntimo e pessoal com Deus, onde Deus falou muito comigo, olhou nos meus olhos e disse para confiar nele, e o quanto ele me ama. Já estou ansioso para a próxima vigília, porque está marcou minha vida.”
“O resultado de toda essa unidade nos leva a contemplar esta grande “Onda de Reavivamento” que tem atingido com grande força a juventude e levantado esta Nova Geração de Carismáticos, Sentinelas da Manhã e construtores da Civilização do Amor. Tivemos mais de 8 mil jovens em todo Estado e o desejo que temos é de prosseguir em frente e crendo que esta vigília se realizará por longos anos e trazendo grandes frutos para juventude e para toda a Renovação Carismática do Estado de São Paulo,” disse Adriano Gonçalves.
É um novo tempo para a juventude carismática do Estado de São Paulo, onde se levanta uma nova geração de carismáticos que unidos buscam vivenciar e levar a graça de Pentecostes por todos os lugares, Grupos de Oração, escola, faculdade. Etc. Através de tantos testemunhos recebidos pelo Estado de São Paulo podemos afirmar que a misericórdia foi derramada na vida de todos os que estavam presentes na vigília.
História da vigília
A moção para a vigília teve seu inicio em 2011 quando Fernando Gomes, na época coordenador estadual do Ministério Jovem do Estado de São Paulo convocou todas as dioceses para vivenciarem em unidade o “Dia D”, dia de oração, mas, sobretudo em homenagem ao Papa João Paulo II. O Dia D foi realizado no dia 01 de maio do mesmo ano, dia da beatificação de São Paulo II. No ano seguinte Adriano Gonçalves, que estava como Coordenador do Ministério Jovem da Diocese de Jundiaí sentiu o desejo de transformar o Dia D em uma vigília diocesana do MJ, onde foi surpreendido com o imenso número de participantes e com a grande manifestação do Espírito Santo. Na ocasião um dos versículos proferidos foi “Proferi o oráculo que ele me havia ditado, e daí a pouco o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército” (Ez 37,10). “Ali o Senhor começava levantar um grande, um imenso exército e viu-se o cumprimento desta palavra nos anos seguintes porque a cada ano que acontecia a vigília aumentava o numero de participantes” conta Adriano Gonçalves.
Em 2013 a Vigília, então passa a se chamar Juventude Em Chamas, tendo como característica o clamor pela graça do Batismo no Espirito Santo e uma vez que vivemos esta experiência, o Espírito Santo acende a chama em nossos corações para uma vida nova e nos torna capazes de com seu poder anunciar a Cristo.
Após assumir a missão de coordenar o Ministério do Jovem do Estado de São Paulo e com o surgimento no Brasil da moção nova geração de carismáticos, Adriano Gonçalves notou que esta nova geração necessita estar convicta de sua identidade, viu se a necessidade de fortalecer a unidade das dioceses, retomando o Dia D também em forma de Vigília. Em 2015 levou esta proposta para o núcleo Estadual em 2015 onde após o discernimento ficou decidido que seria realizada em nível estadual, todas as Dioceses juntas em um mesmo dia juntas e se chamaria “Juventude em Chamas”.
Implantada em 2015 em todo o Estado de São Paulo pelo atual Coordenador do Ministério Jovem do Estado de São Paulo Adriano Gonçalves, e neste ano acontecendo pela segunda vez no Estado a vigília teve como tema: “É Ele que salva tua vida da morte e te coroa de bondade e de misericórdia” (Salmo 103,4), que vem ao encontro do ano Santo da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco. Aproveitando para vivenciar as obras de misericórdia a juventude também colaborou com gestos concretos que puderam ajudar os irmãos necessitados, além disso, algumas Dioceses viveram a experiência de passar pela Porta Santa em ocasião do Ano da Misericórdia.
Que venha a Vigília Juventude em Chamas de 2017 no ano onde com toda alegria estaremos celebrando o grande Jubileu de 50 anos do nascimento da Renovação Carismática Católica!
Confira as fotos das vigílias nas dioceses