Foi concluída a última Etapa da Escola de Teologia do Corpo, organizada pelo Ministério Jovem do Estado de São Paulo, que aconteceu de 09 a 10 de março na Arquidiocese de Campinas. A Escola teve seu início em abril de 2015 tendo três encontros formativos sobre os ensinamentos das catequeses de São João Paulo II, a Teologia do Corpo e o amor humano.
Cerca de 100 jovens das dioceses de São Paulo e até de outros estados participaram dos encontros, ministrados pelo coordenador nacional do Ministério Jovem, Fernando Gomes e também outros formadores que contribuíram de forma significativa para que o conhecimento chegasse até nós.
Neste último encontro foi abordado o tema “Como a Teologia do Corpo pode nos ajudar com a abordagem da Afetividade e Sexualidade nos jovens”, foram retomados temas abordados nas outras etapas e realizada uma síntese de todo conteúdo estudado. Foi realizado também No encontro um fórum de discussão e uma plenária.
A teologia do corpo tem sua base nas escrituras e ensinos da igreja, porém é trabalhada com uma nova abordagem, um novo olhar sobre o amor humano, A família é a base da civilização do amor e precisamos formar e zelar pelas famílias, passo este que se inicia em uma vida de relacionamentos saudáveis e que dão sentido a vida dos jovens. “ A teologia do corpo vem para tocar com a força do Evangelho a área da sexualidade” afirmou Fernando Gomes.
No final do encontro foram abordados os temas do 3º livro da Coleção Sentinelas da Manhã “Afetividade e Sexualidade”, e esclarecidas formas de aplicação do livro para a juventude. Reafirmando a proposta do ano extraordinário da misericórdia “A sexualidade precisa ser revelada com amor e misericórdia”.
Após este tempo de estudo e reflexão a juventude finalizou a escola impactada e com olhar de esperança e um desejo de multiplicar estes grandes ensinamentos de São João Paulo II e difundir a cultura do amor por todo o Estado de São Paulo.
Estamos ansiosos por mais esta missão confiada a nos enquanto juventude, peçamos ao Senhor e a Virgem Maria que nos ensinem a sermos fieis a obra começada e que o amor e verdade possam caminhar sempre juntos em nossa missão.
São João Paulo II, rogai por nós!