A 1ª edição da Missão Virada Radical do Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba, foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de outubro, na cidade de Boituva, e reuniu cerca de 50 jovens missionários das cidades da Arquidiocese e também das dioceses de Itapeva e Jundiaí. Com o tema “Jesus é o Senhor”, a missão que começou na sexta feira (14) com a recepção aos missionários e a Santa Missa de envio. Neste início, o Padre Edson Roberto Daros exortou que “a palavra hipocrisia no evangelho destaca os nossos olhares, mas que porém temos que subir ao telhado e anunciar em alta voz o que o próprio Jesus nos diz.”
No primeiro dia da missão, sábado (15), os missionários despertaram logo cedo para a oração e organizar a primeira saída no bairro Novo Mundo, em Boituva, onde realizaram a evangelização de casa em casa, pregando o querigma e levando a alegria e amor de Deus durante cerca de 2 horas. A missionária Karla Sousa, da cidade de Boituva, conta a alegria da experiência vivida ao bater à porta de cada casa. “Nós missionários podíamos sentir em cada olhar, em cada coração, cada pessoa que pode receber esse anúncio do evangelho, de que nós estávamos sendo querigmados, e isso é uma alegria muito grande. Ser missionário é uma vocação e eventos como a Virada Radical nos ensinam isso, nos levam para mais perto de Deus. Tenho certeza que essa chama que espalhamos vai ser espalhada por toda nossa Arquidiocese.”
Paralela com a ação de evangelização no bairro, a equipe de artes se apresentou na rodoviária da cidade um teatro com o tema Life House, que representa uma garota lutando contra os pecados que a afastam de Deus. A missionária Thainá Oliveira também conta sua experiência. “Para mim a Virada Radical foi inesquecível, foi uma experiência muito profunda com o amor de Deus, e de estar junto com os irmãos levando esse amor para todos aqueles que necessitam conhecer esse amor. Meu coração está muito feliz, pois é muito gratificante participar desse momento tão especial e só desejo o amor de Deus para as pessoas e que a humanidade possa cada dia mais conhecer e viver esse amor que supera tudo e é inesgotável.”
Após a evangelização no bairro Novo Mundo, os missionários participaram da Santa Missa na Paróquia São Roque, presidida pelo Padre Edson Roberto Daros e com auxílio do diácono José Silveira. Depois os missionários seguiram pelas ruas do centro da cidade de Boituva com o famoso “arrastão”, onde cantaram o amor de Deus em direção à praça da rodoviária da cidade. Divididos em grupos, realizaram serenatas e pregação do querigma a todas as pessoas que lá estavam e as convidaram para o grupo de oração que foi realizado na praça com o tema “fé e conversão”. Com pregação de Antônio Marcos, de Sorocaba, foi um momento de profunda oração e clamor pelo Espírito Santo.
O domingo (16) começou com arrastão em uma feira livre onde os missionários evangelizaram e levaram a alegria e o amor de Deus através da música. Também apresentaram um flashmoob. Na sequência abriram as atividades de palco voltadas ao missionários e ao público com um momento de louvor e oração, entrega e consagração á Nossa Senhora. Em seguida foi realizada uma pregação com o tema “Jesus Cristo é o Senhor”, pelo coordenador do Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba, Daniel Fraga, seguida por uma adoração ao Santíssimo. Também teve tempo ainda para o Cristo Fitnes, conduzido pela missionária Juliana Sousa, da diocese de Jundiai, que trouxe uma forma de louvar e agradecer a Deus com os movimentos aeróbicos, e ainda um teatro.
O coordenador do Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba Daniel Fraga, avaliou a missão. “Agradeço pela missão e aos missionários pelo empenho ao levar o amor de Cristo a cada canto dessa cidade. Meu coração está muito alegre, um final de semana maravilhoso no qual fomos impactados pelo amor de Deus, que nos leva cada vez mais a santidade, e mais próximo e desejoso do céu,” disse.
O encerramento aconteceu com a Santa Missa realizada n a praça da Paróquia São Roque, presidida pelo Padre Edson Roberto Daros e auxílio do Diácono José Silveira.
Mais sobre a missão
Organizada pela articulação da Missão no Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba, com ajuda e acolhida do Padre Edson Roberto Daros (Diretor espiritual da RCC da Arquidiocese de Sorocaba) e toda a Paróquia São Roque de Boituva (SP), a missão é também resposta à Igreja que realiza a convocação: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (Papa Francisco, Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium”, parágrafo 49).
A juventude entendeu seu chamado a corresponder integralmente ao envio como autênticos discípulos-missionários do evangelho de Cristo.
Tudo inspirados e guiados por Nossa Senhora da Ponte, Santa Terezinha do Menino Jesus e pelo saudoso São João Paulo II que disse: “Sejam Santos, sejam Missionários, pois o verdadeiro missionário é o santo!”
Jefferson Rodrigues, articulador da Missão dentro do Ministério Jovem da Arquidiocese de Sorocaba, e também articulador da Missão Virada Radical, conta como foi a inspiração para a realização da missão. “Depois que vivemos a Missão Jesus no Litoral, onde éramos cerca de 20 pessoas, assim como em outra Virada Radical em Itapeva, sentimos o chamado de trazer essa experiência para a nossa Arquidiocese. Foi uma experiência mais profunda de tudo aquilo que nós já vivemos no grupo de oração, faz com que o batismo no Espirito Santo seja levado para aqueles que ainda não conhecem e não tiveram uma experiência com Cristo através do querigma. Essa é uma grande primavera para nossa Arquidiocese a fim de fazer florir através da Missão uma juventude compromissada, e na busca da santidade através do Batismo no Espírito Santo”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Sorocaba