Loading... (0%)

Sentinelas da manhã

“Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!” (São João Paulo II, mensagem para a JMJ Toronto, 2002)

Saiba o que significam essas palavras para nós

Essas palavras foram como semente no coração da liderança do Ministério Jovem do Brasil que, mais tarde, germinaram como uma convocação a uma profunda compreensão e vivência do projeto de Deus. Em 2007 a equipe nacional discerniu que “Sentinelas da manhã” integraria o projeto de evangelização da juventude no Brasil de forma permanente.

A porta de entrada para entender na prática esse chamado a ser sentinelas da manhã está nas abordagens de são João Paulo II que revelou as características do projeto de Deus:

– Projeto de amor: porque Deus é amor, a vida não tem sentido se não for revelado o amor que dá força e alegria. Anunciar o amor é denunciar o pecado, a recusa do amor verdadeiro;

– Projeto de sentido: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” (Cf. Jo 14, 6). Em meio a muitas vozes nesse mundo, falta de esperança e sentido, somente Seu evangelho pode responder aos anseios mais profundos do coração humano;

– Projeto de missão: o cristão é missionário por excelência dentro dessa dinâmica da evangelização: Cristo convida, depois revela-se mais plenamente a Si mesmo, e em seguida envia a levá-Lo a quem não O conhece;

– Projeto de vida: o senhor deseja os sonhos do coração do jovem, fundamentados na liberdade e no amor, na verdade e na santidade. Por isso, é necessário ter um projeto de vida pessoal.

.

sao-Joao-Paulo-II

megaphones6

Um chamado

Nós temos um legado, uma herança deixada por João Paulo: a confiança, a credibilidade e a esperança depositada nos jovens. Ele soube falar ao nosso coração nos discursos para os jovens, do incentivo da arte, da música, e do evangelho apresentado aos jovens na linguagem e no espírito juvenil.

Mas trazemos também uma responsabilidade. Um cargo de confiança. Uma tarefa a realizar.De todos os ensinamentos deixados por João Paulo II, somos chamados a abraçar um de maneira especial, e fazermos dele um programa de vida: ser as Sentinelas da Manhã. Ele já havia nos chamado de: Povo das bem-aventuranças, Apóstolos do terceiro milênio, Arautos generosos do Evangelho, Esperança viva da Igreja e do papa, Testemunhas de Cristo ressuscitado.

O que é sentinela

O soldado sentinela é aquele que guarda um posto: e nós temos um posto na Igreja. A nós cabe olhar para frente, voltar o olhar para o futuro, para o antecipar, conquistar e melhorar.

Temos a missão de guardar: a Igreja, os tesouros da fé, as riquezas do evangelho, e ainda zelar pela dignidade humana e denunciar tudo o que vai contra essa mesma dignidade, porque o homem é reflexo do Criador. Guardar e preservar o patrimônio cultural, moral, e religioso da humanidade.

A missão de tocar a trombeta e denunciar o perigo. Não ter medo de denunciar a cultura de morte, o relativismo, o materialismo, a injustiça social, a busca do prazer pelo prazer, e tudo o que vai contra aquilo que é Belo, Verdadeiro e Bom.

pope

Palavras do Papa

São João Paulo II nos ensinou a vigiar, a lançar os olhos para além de nós próprios e da nossa pequenez. Ensinou-nos a olhar a transcendência, o eterno que se aproxima, a não perdermos de vista, no meio da noite, o clarão da luz de Cristo, o fulgor da cruz.

Mas não somos apenas sentinelas, mas sim sentinelas da manhã. Esse complemento é muito importante, é como um sobrenome. Sentinelas da manhã, Sentinelas do futuro. Pois assim diz a Palavra do Senhor:

“De Seir chamam por mim: Sentinela, que resta da noite? Sentinela que resta da noite? A sentinela responde: a manhã vem chegando, mas ainda é noite. Se quereis perguntar, perguntai! Vinde de novo!” (Cf. Is 21, 11-12).

Você tem um projeto de vida?

Ser Sentinela da manhã deve ser entendido como um programa de vidaIsso começa com um Projeto de Vida Pessoal, um passo de maturidade para quem decide viver com liberdade, responsabilidade e compromisso. É tomar consciência dos sonhos e dar passos práticos, à luz do projeto de Deus, para sua realização.

Quando decidimos pautar a nossa vida pelo Evangelho de Jesus, nossos sonhos não são anulados, pelo contrário, ganham novas possibilidades com sentido pleno.

Aqui você irá conhecer o que é um Projeto de Vida Pessoal e encontra orientações práticas para elaborar o seu.

Entenda melhor

Baixe esse material formativo e entenda em detalhes porque você precisa ter um Projeto de Vida Pessoal.

Como fazer

Aqui você terá um modelo para te ajudar a escrever seu Projeto de Vida Pessoal, de forma simples e prática.

Construtores da civilização do Amor

Certamente está em nossas mãos a implantação de uma nova cultura, de um novo modo de viver. E de maneira especial nós juventude carismática, como apóstolos da efusão do Espírito Santo, temos uma Cultura a implantar: a Cultura de Pentecostes. Assim como nos exortava o próprio Papa João Paulo II :

“No nosso tempo ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma aquela ‘cultura do Pentecostes’, a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos.” (João Paulo II, Discurso aos membros de uma delegação do “Renovação no Espírito”, na Itália, a 14 de março de 2002).

Sabemos que só o Espírito Santo pode fazer novas todas as coisas, só Ele pode nos dar força para o testemunho (Cf. Atos 1,8), e nos encher de ousadia, atrevimento e parresia (Cf. Atos 4,29-31) Somente o Espírito pode nos tornar apaixonados por Jesus Cristo, amantes do reino de Deus, arautos corajosos do evangelho. Só no Espírito poderemos proclamar que Jesus Cristo é o Senhor (Cf. I Coríntios 12,3). Que Jesus Cristo é a resposta para todos os problemas da humanidade. Que ele é o único capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano. No Espírito, vamos gritar ao mundo, com nossas vidas e palavras, que o que vai transformá-lo não é uma ideologia qualquer, ou um sistema político, mas sim alguém, uma pessoa, e ele se chama: JESUS DE NAZARÉ.

A vontade de Deus revelada ao nosso coração com a moção é formar homens e mulheres com o caráter forjado pelo Espírito Santo, uma formação integral para o jovem estar a postos diante das realidades.