Aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro a primeira edição do Projeto Jesus nas Aldeias na Diocese de Grajaú (MA). Idealizado pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Maranhão, o projeto que segue os moldes do Jesus no Litoral foi realizado na cidade de Grajaú-MA na aldeia Bacurizinho, distante 20km da sede do município.
No sábado pela manhã os missionários participaram da formação de missão, ainda na cidade de Grajaú, momento onde receberam a capacitação necessária para a missão. À tarde, o Q.G. foi montado na escola da aldeia onde cerca de duzentas crianças indígenas estiveram presentes num breve e intenso momento de evangelização. No final da tarde os missionários foram às ruas convidar os moradores para o momento cultural de evangelização que iria ocorrer logo mais.
À noite, com a presença de dezenas de indígenas, Mérison Santos que coordena as ações do Ministério Jovem no Maranhão liderou o momento cultural com dança típica local, apresentada por um grupo de moças indígenas, apresentação estilo voz e violão por parte da indígena Elina Guajajara, seguido de um momento de oração após a partilha da palavra.
No domingo a missão ganhou as ruas da aldeia e todos foram impactados com o anúncio do Evangelho. Várias equipes foram formadas e até uma partida de futebol entre indígenas e brancos foi paralisada por alguns minutos para o anúncio da boa nova.
À tarde a missão foi finalizada com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Rubival. Um dos frutos imediatos da missão foi o anúncio por parte de lideranças locais, do desejo da construção de uma capela na aldeia, pedido prontamente atendido pelo bispo e que, segundo ele próprio, será posto em prática muito em breve.
Segundo Mérisson Santos, coordenador estadual do Ministério Jovem do Maranhão, “o que importa diante das dificuldades desta missão, é que as sementes foram plantadas. E ainda nem terminamos, já estamos colhendo os frutos do anúncio da Palavra de Deus. A própria comunidade partilhou aqui ao final da Missa o desejo da construção de uma capela aqui na aldeia. Graças a Deus o bispo que aqui está ficou muito feliz e entusiasmado e já prometeu para muito em breve conversar com a comunidade a respeito da construção da capela. Estou muito feliz com tudo o que aconteceu aqui. Deus mais uma vez se manifesta em nosso meio. Agora é só regar as sementes plantadas. ”, finalizou.
Na homilia, Dom Rubival enfatizou que é necessário que a igreja saia das quatro paredes, indo ao encontro do povo nas ruas, nos povoados, nas aldeias. “Precisamos ser uma igreja viva, que vai ao encontro do povo”, concluiu.