Durante muito tempo, o atual Ministério Jovem da RCC era chamado de Secretaria Marcos, em homenagem a São Marcos, evangelista. Embora, deva-se orar todos os dias pelos jovens, tornou-se uma prática, realizar a mobilização nacional de intercessão pelos jovens carismáticos, no dia 25 de cada mês, em homenagem a São Marcos, cuja memória celebra-se no dia 25 de abril (hoje). Essa prática, foi assumida inclusive pelos jovens carismáticos na América Latina.
Marcos, era contemporâneo de Jesus. Embora não fosse do grupo dos 12 apóstolos, tudo indica que conheceu a Cristo pessoalmente, e foi colaborador dos Apóstolos Pedro e Paulo. E foi, sobretudo, escutando e seguindo o Apóstolo Pedro, que ele pode escrever o Evangelho, que leva o seu nome. O testemunho desse jovem cristão, do início da era apostólica, fala muito ao nosso coração hoje, pois ele consagrou a sua juventude e toda a sua vida para a evangelização, chegando inclusive ao martírio.
Penso que, o dia de hoje, reveste-se de importância ainda maior para nós, Ministério Jovem, ao celebrarmos a Festa de São Marcos, sobretudo para retomarmos essa prática de oração de intercessão com mais força, pois é a oração que sustenta e dá fecundidade a nossa ação. Pois “se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os construtores. Se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigiam as sentinelas” (Salmo 126, 1). Vale a pena recordar a fala do Papa Francisco ao Final da Exortação Apostólica Evangeli Gaudium, no n. 281: “Há uma forma de oração que nos incentiva particularmente a gastarmo-nos na evangelização e nos motiva a procurar o bem dos outros: é a intercessão… Poderíamos dizer que o coração de Deus se deixa comover pela intercessão, mas na realidade Ele sempre nos antecipa, pelo que, com nossa intercessão, apenas possibilitamos que o seu poder, o seu amor e a sua lealdade se manifestem mais claramente no povo”.
Imaginem o impacto espiritual se cada um de nós, em um dia, como hoje, parasse ao menos por um instante e se colocasse em intercessão e escuta profética em favor dos jovens carismáticos do Brasil. Quão maravilhoso seria se do coração e dos lábios de cada jovem que já foi batizado no Espírito Santo, saísse a prece: “Senhor, derrame o Seu Espírito sobre os jovens da nossa nação!”. Pense na atmosfera espiritual e de benção se ao menos formos capazes de rezar uma Ave-Maria pelos jovens que necessitam da nossa oração. Isso sem contar nas inúmeras missas e visitas ao Santíssimo Sacramento que poderiam ser feitas nessa intenção. E por que não, até mesmo a reunião de grupos que se unam para orar juntos nesse sentido?
Não tenho dúvidas, que para se levantar essa Nova Geração, é preciso dois pulmões batendo juntos: Oração e Ação/ Discipulado e Missão. Retomemos a oração de intercessão, pois o nosso Deus é um fogo devorador (Deut 4, 24) e é impossível estar diante Dele sem que esse fogo nos inflame e seja espalhado para o mundo.
Eu creio que o primeiro passo para se levantar essa Nova Geração de Carismáticos, de Sentinelas, de Construtores da Civilização do Amor: é a oração! Especialmente a oração de intercessão. Por isso: LEVANTA-TE JUVENTUDE DE JOELHOS!
Assim, mesmo com as fraquezas próprias da nossa humanidade – encontradas também na vida de São Marcos, o evangelista – não deixaremos de levar adiante a obra da evangelização, com a força que vem de Deus.
A RCC tem ajudado a colocar em relevo na Igreja a oração de intercessão, penso que nessa preparação para o Jubileu de Ouro do Movimento temos a oportunidade, como Nova Geração de Carismáticos, de reassumir essa prática.
E aí? Como Sentinelas, vamos nos colocar na brecha em favor dos jovens?
“Vou ficar de sentinela, e postar-me sobre a trincheira; vou espreitar o que vai me dizer o Senhor, e o que ele vai responder ao meu pedido” (Habacuc 2, 1).
São Marcos, rogai por nós!
Fernando Gomes
Coordenador Nacional do Ministério Jovem – RCCBRASIL