A terceira edição do Projeto Missionário Jesus no Litoral (JNL), contou com a participação de 210 jovens de todo o Estado. O encontro das oito dioceses aconteceu na cidade litorânea, Luís Correia (diocese de Parnaíba), entre os dias 5 e 10 de Janeiro de 2016. A programação envolveu celebrações da santa missa, visitas às casas e abordagens nas praias.
O litoral piauiense foi tomado pelos jovens missionários para a terceira edição piauiense do projeto Jesus no Litoral. Os jovens participaram de uma programação extensa de formação, oração e missão. O primeiro dia foi intenso de formação e oração, apresentação dos líderes de equipes e missionários, além e orientações sobre a missão. No final do dia, foi celebrada a Santa Missa de envio na Matriz de Luis Correa com o Padre Natal.
Os missionários fizeram missões nas casas na tarde do dia 7 em um bairro de pescadores. Na manhã de sexta-feira os missionários se direcionaram à praia, onde realizaram um arrastão e em seguida abordagem. Já à tarde, aconteceu uma missão simultânea nos povoados Curral Velho, Bezerro Morto, nas casas no Centro e próximo ao shopping local. Por sua vez, sábado e domingo os missionários permaneceram firmes e fortes em sua missão nas praias do litoral piauiense atingindo as praias Atalaia, Coqueiro e Arrombador.
O Jesus no Litoral exige muito da capacidade física dos missionários. São quilômetros andados sob sol forte, músicas cantadas a toda voz, muita alegria para motivar e contagiar as pessoas que receberão a palavra de Deus. Além de anunciar o querigma, ainda é preciso fazer sobrar energia para as conversas, partilhas e animações.
De acordo com Nildes Freitas, Presidente da RCC Piauí, o projeto pede mais participantes a cada edição. Nascido no Paraná, o projeto chegou ao Piauí em 2013 com 150 jovens. Em 2014, foram cerca de 200 e, nesse ano, 210 missionários.
O projeto Jesus no Litoral que está na sua terceira edição no estado piauiense acabou no domingo, e é uma iniciativa que demonstra os caminhos da nova evangelização. A missa de encerramento foi presidida por Dom Juarez, que é referencial da Juventude no Regional Nordeste 4 da CNBB.
Confira o testemunho dos missionários
“A missão Jesus no Litoral foi para mim uma experiência de grande avanço espiritual. No primeiro dia em que cheguei a Luís Correia estava com receio de ir às praias anunciar o Amor de Deus, mas após as formações que tivemos durante os dois dias, fez com que reacendesse a chama que estava se apagando e revigorasse as minhas forças. Quando fui à praia, ao ver tantos jovens missionários com um só objetivo, de evangelizar diversas pessoas que estavam sedentas do amor de Deus, me fez ter a certeza da missão que o Senhor me confiou. Ver estampado no rosto de cada pessoa que parei pra ter um minuto para falar desse amor que tive a experiência na minha vida, e que a transformou totalmente, foi algo único para mim e minha vida como missionária.”
Jucélia Ferreira da Silva, missionária
“O Jesus no Litoral para mim foi uma experiência única, na qual saí totalmente renovada e certa da vida que escolhi! Sou o exemplo de que, quem dá seu sim para essa missão, além de evangelizar, é evangelizado. Pode ver de perto a imensidão do Amor de Deus por cada um de nós e senti a alegria inexplicável de ter sido capacitada e usada por Ele para anunciar a Sua palavra! Aprendi a amar ainda mais a missão dentro do Ministério Jovem e a ofertar a minha juventude pela Igreja e pelos jovens!”
Louanne Vanessa Fontinele Aguiar, missionária