O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Paraíba promoveu a quarta edição do Projeto Jesus no Litoral que teve início sábado (02). O JNL 2016 aconteceu na Escola CPDAC – Centro Profissionalizante Dep. Antônio Cabral, no bairro do Valentina em João Pessoa, porém foram realizadas missões nas praias e nos regionais da Arquidiocese da Paraíba.
Com cerca de 300 pessoas (170 missionários e 130 servos) de todas as dioceses do estado, o “Jesus no Litoral” evangelizou nos regionais de Bayeux, Cabedelo, Jacumã, Mandacaru, Valentina e Mataraca e nas praias de Tambaú e Cabo Branco. Além da evangelização nas casas e praias, aconteceu também o “Incendeia”, onde as pessoas evangelizadas se uniram aos missionários para juntos louvar, rezar e agradecer a Deus por tudo.Adoração no Viva
Os missionários se reuniram no QG (Quartel General) para os momentos de espiritualidade (Santas Missas, Adoração, pregações, orações, partilhas e reuniões) e fraternidade. Além disso, o JNL deste ano contou com muitas novidades: O Grupo de Oração na Praia, Ação Social em orfanatos, asilos e casas de restauração de dependetes químicos, participação na Vigília Jovem na Comunidade Doce Mãe de Deus, entre outras.
O missionário Deyvidi Henrique (Grupo de Oração Boa Nova, Diocese de Guarabira) falou sobre as características de um missionário. “Aprendi que ser missionário não é só levar a Palavra do Senhor para as pessoas, mas é também se por no lugar do próximo. No projeto não saímos apenas para evangelizar, mas também ser evangelizado pelas pessoas, o que nos leva a um fortalecimento espiritual”, disse.
Ação Social
Já Denilson Ribeiro (Grupo de Oração Arca da Aliança, Arquidiocese da Paraíba) participou pela primeira vez do JNL e falou sobre o crescimento espiritual que a missão o proporciona. “Primeira vez no ‘Jesus no Litoral’, uma experiência que tem como base um crescimento espiritual muito grande, pois nessa missão vivemos uma batalha espiritual em que precisamos estar em constante oração para permanecer forte e superar os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Tenho certeza que está sendo gratificante participar do JNL. 1,2,3: Jesus te ama!”, concluiu.
Julianne Leiros, Presidente da RCC na Arquidiocese da Paraíba falou da importância da intimidade com o Espírito Santo para os jovens “Ninguém segura um jovem que teve uma verdadeira experiência com o Espírito Santo de Deus”, afirmou.
Edição Viva!
O JNL 2016 também contou com atividades artísticas e culturais. No sábado (09) aconteceu o “Viva! A arte de viver!”, um festival católico promovido pelo Ministério de Música e Artes em parceria com o Ministério Jovem, às 17h no CPDAC com Adoração, shows com Forró da Benção e Ministério de Música Vida Nova de Santa Luzia-PB, ministérios de dança, teatro, xaxado e a apresentação do Flash Mob JNL 2016.
Natyara Santos, Coordenadora Estadual do Ministério de Música e Artes, falou sobre a inspiração para a realização do Viva! “Essa ideia brotou do coração do Senhor. Aonde não fosse possível chegar com a evangelização, o Viva! conseguiria. É uma evangelização mais profunda. Onde as palavras não chegam, a arte consegue chegar. Então, surgiu do coração de Deus, chegou ao nosso coração e com a graça de Deus, colocamos em prática”, disse.
Maxwell Bruno, Coordenador Estadual do Ministério Jovem explicou a importância do Projeto Viva! dentro da missão Jesus no Litoral. “A nossa evangelização ainda é um pouco pra dentro e, às vezes, não alcançamos o que deve ser alcançado. O Viva! dentro do Jesus no Litoral, consagra e completa a missão. De modo com que aquilo que nós passamos a semana inteira fazendo, tenha frutos aqui. É o momento de colhermos os frutos e de plantarmos novas sementes também, fazer com que o Viva! e o Jesus no Litoral produzam frutos para o Reino de Deus”, ressaltou.