O Ministério Jovem do estado de Minas Gerais lançou a campanha “Sentinelas Pela Vida”, uma bonita ação solidária em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de junho. A Campanha consiste em unir os Sentinelas da Manhã de todo o estado, para doar sangue e incentivar inúmeras outras pessoas a se tornar, também, um doador. Os jovens deverão em algum dia deste mês de junho, não necessariamente no dia 14, procurar coletivamente ou individualmente, os diversos centros de doação de sangue espalhados por Minas Gerais e postarem as fotos na internet.
A iniciativa partiu do núcleo estadual do Ministério Jovem, e tem o objetivo de fazer com que o maior número de jovens se mobilize para doar sangue, seguindo os passos de Jesus. “Assim como o Senhor doou até a última gota do seu sangue para que nós tivéssemos vida em abundância, nós também queremos, como Ele, doar um pouco do nosso sangue para dar vida a alguém”, disse Daniele Almeida – Coordenadora Estadual do MJ.
Jovens das diversas dioceses do estado abraçaram a campanha e já estão se mobilizando para o grande dia. Qualquer pessoa pode doar, basta preencher os requisitos básicos que são: estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50kg; estar descansado e alimentado; e respeitar o intervalo necessário entre uma doação e outra (60 dias para homens e 90 dias para mulheres).
Uma Doação Pode Salvar Quatro Vidas
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância deste gesto que pode salvar vidas. A data foi escolhida porque no inverno há uma redução de 30% do número de doações. No Brasil, o número de doadores corresponde a apenas 1,9% da população, sendo que a OMS recomenda que este percentual esteja entre 3% e 5%.
O que a maior parte das pessoas não sabe é que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Por isso a importância da mobilização para que o número de doadores cresça cada dia mais.
Doe sangue, doe vida! Participe você também desta campanha!