Com o tema “Sentinelas da Manhã: Jovens semeando a Cultura de Pentecostes” o Ministério Jovem da RCC do Amapá realizará nos próximos dias 24 e 25 de Janeiro, no Salão Paulo VI na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macapá, o Retiro de Formação para Lideres da Juventude da RCC.
Segundo Jefferson Souza, Coordenador do MJ no Estado, o retiro tem como objetivo apresentar às lideranças locais a moção “Sentinelas da Manhã” que vem sendo desenvolvida pela Equipe Nacional do Ministério Jovem. “A mais ou menos 2 anos o Ministério Jovem do Brasil tem meditado sobre estas palavras de João Paulo II pretendendo resgatar a necessidade de reflexão sobre ela e aprofunda-la com os jovens da RCC. ‘Sentinelas da Manhã’ foi uma denominação do saudoso Papa pouco trabalhada no país e nós desejamos, e sentimos, que esta é a hora deste propósito acontecer”, afirma o coordenador.
No ano de 2002, durante a Jornada Mundial da Juventude no Canadá, João Paulo II convocava os jovens católicos do mundo inteiro a serem “Sentinelas da Manhã” no limiar do novo milênio: “Queridos amigos, vejo em vós as «sentinelas da manhã» (cf. Is 21, 11-12), nesta alvorada do terceiro milênio. No decurso do século que morre, jovens como vós eram convocados em reuniões oceânicas para aprenderem a odiar, eram mandados combater uns contra os outros. Os diversos messianismos secularizados, que pretenderam substituir a esperança cristã, revelaram-se depois autênticos infernos. Hoje encontrais-vos reunidos aqui para afirmar que, no novo século, não vos prestareis a ser instrumentos de violência e de destruição; defendereis a paz, à custa da própria vida se for necessário…Vós defendereis a vida em todas as etapas da sua evolução terrena, esforçar-vos-eis com todas as vossas forças por tornar esta terra cada vez mais habitável para todos.”(Discurso João Paulo II, JMJ 2002.Vigília de Oração).
Quando perguntado sobre o porquê de só agora mobilizar a juventude brasileira ao chamado de João Paulo II, Jefferson afirmar acreditar que é o próprio Espírito que tem feito ecoar novamente as palavras do Papa. “Apesar de tardia acreditamos ser esta a hora! O próprio Documento de Aparecida (cf. n°.462) faz este resgate quando relembra este chamado que o Senhor está fazendo a juventude do Brasil. Hoje mais do que nunca somos chamados a ser luz na escuridão, à defendermos a vida em meio a tantos ataques contra ela. À denunciar com nosso profetismo e com a força do Evangelho as injustiças destes tempos em nossa sociedade. Esta é a nossa causa, nosso projeto de vida: fazer Cristo ser conhecido e amado por nosso povo. O Sentinela da Manhã é, como diz o Documento de Aparecida, um discípulo e missionário de Jesus Cristo!” enfatiza Jefferson lembrando também que para os jovens da RCC “Sentinelas da Manhã” também significa semear a Cultura de Pentecostes como um projeto pessoal de vida. Segundo ele, todo membro da RCC, jovem ou não, tem esta missão de ‘Semear Pentecostes’, o jovem em especial entre a juventude.
O Retiro de Formação será também para o lançamento do Plano de Ação do Ministério Jovem do Amapá no biênio 2009 – 2010. Este retiro marcará o inicio da formação da liderança que atua com a juventude nos Grupos de Oração do Estado. 2009 certamente será um ano de intensas atividades de avivamento e formação da juventude carismática local, formando verdadeiros Sentinelas a fim de realizar em 2010 uma grande mobilização de jovens para atividades de Evangelização e Missão junto à juventude.
É hora de ver a Cultura de Pentecostes estampada na vida, na missão e vocação de nossa juventude. É hora de viver e anunciar um novo Pentecostes, um novo tempo. De ofuscar a escuridão com a luz de Cristo, com a chama de Amor que o Pai faz arder em nosso coração e com o fogo do Espírito Santo. Desta forma somos Sentinelas da Manhã!