Nos últimos dias 5 e 6 de março, a Renovação Carismática Católica de Minas Gerais, por meio do Ministério Jovem, promoveu mais um Encontro Estadual de Lideranças (EEL 2016). O evento é anual e tem como objetivo formar, auxiliar e motivar as lideranças do estado para o trabalho junto ao ministério nas dioceses. Realizado na diocese de Sete Lagoas, o momento reuniu 24 das 28 dioceses representadas por seus coordenadores e/ou membros dos núcleos diocesanos.
Foi um encontro renovador, que levou os jovens a repensar o caminho pessoal que está sendo trilhado. Logo na primeira pregação, no sábado, pela manhã, a coordenadora estadual do Ministério Jovem, Daniele Almeida, convidou os jovens a “Voltar ao Primeiro Amor” (Ap, 2, 1-5), que é a moção do ano para o ministério. Direcionada pela palavra de Apocalipse 2, Daniele convidou a juventude olhar para onde parou e retomar o caminho. “Ele nos amou primeiro! E quantas vezes nós temos abandonado e deixado de lado o nosso primeiro amor”, disse. Para selar o momento, os participantes se lançaram aos pés de Jesus Sacramentado, em um momento de entrega e adoração.
Logo após, Daniel Marinho, da Comissão de Missão do MJ/MG, falou sobre a moção Sentinelas da Manhã e convidou os participantes a descobrir o sentido da missão. “Nós temos que ter um objetivo, um foco, um sentido pra missão. Não basta sair evangelizando por aí, atirando no escuro. É preciso direcionar o que fazemos. Qual é o sentido do nosso ministério? Qual é o sentido deste projeto (Sentinelas da Manhã) em sua diocese?”, disse, motivando os jovens a refletir sobre o projeto de Deus.
Para fechar o ciclo de pregações do dia, Heloisa Vasconcelos pregou sobre a moção do ano para a RCC: “Sede misericordiosos, como vosso pai é misericordioso” (Lc 6, 36), onde convidou os jovens a viverem as obras de misericórdia espirituais e corporais.
Vivendo os pilares do Ministério Jovem
Como parte do objetivo do encontro, e um dos pilares de atuação do Ministério Jovem, as lideranças receberam orientações sobre as Comissões que estruturam o Ministério Jovem que são: Aqui tem Jovem, Formação, Missão, Espiritualidade e Comunicação.
No fim do sábado, uma Noite Cultural marcou a vivência fraterna. As dioceses fizeram apresentações teatrais, danças, paródias, músicas e stand up. Uma noite agradável para estreitar os vínculos fraternos.
Já no domingo, para fechar o encontro, o assessor de comunicação do núcleo nacional do Ministério Jovem, Wiliam de Paula falou sobre a “Nova Geração de Líderes, rumo ao Jubileu de Ouro da RCC”. “A nova geração de líderes precisa ser preparada sob quatro características essenciais: a referência na identidade carismática, uma nova saída missionária, promover uma formação integral e a unidade entre irmãos, movimento e demais expressõescarismáticas e eclesial,” destacou.
As lideranças voltaram para suas dioceses cheias de motivação e com muita bagagem para a atuar ao longo do ano e aguardam, ansiosamente, pelo Encontro Estadual de Jovens 2016, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em Mariana (MG).