A juventude carismática do Estado do Mato Grosso está vivendo a extraordinária experiência de conhecer a riqueza da Teologia do Corpo, precioso legado de São João Paulo II para a humanidade. O primeiro de três módulos da Escola de Teologia do Corpo aconteceu nos dias 25 e 26 de junho nas cidades de Sinop e Primavera do Leste, simultaneamente, com 100 participantes no total. Após o início, a juventude aguarda ansiosa os próximos dois encontros para conhecer mais a fundo este novo olhar sobre a afetividade e a sexualidade humana.
A descoberta desta beleza aconteceu no ano de 2015 quando algumas lideranças jovens do estado participaram da Escola Estadual de Teologia do Corpo realizada pelo Ministério Jovem de São Paulo. Seus corações ficaram abrasados ao descobrimos que quanto mais adentravam nesse mistério do corpo, do amor humano, mais encontravam com Deus.
Inspirados por essa experiência, eles decidiram adaptar a escola à sua realidade e oferecer aos sentinelas mato-grossenses a oportunidade de entrarem em contato com tamanha riqueza.
Uma das particularidades que potencializou o alcance da escola foi realiza-la em dois lugares diferentes simultaneamente. “As dioceses de Sinop e Primavera do Leste aplicaram no mesmo fim de semana, o mesmo cronograma e conteúdo. A experiência foi muito positiva, mesmo com aulas em vídeo a participação dos jovens foi intensa e as partilhas foram ricas, não prejudicando em nada a qualidade e profundidade da formação,” destaca a assessora de formação do núcleo estadual do MJ de Mato Grosso, Fabiane Simões Medeiros, lembrando ainda que essa estratégia só foi possível porque o conteúdo foi ministrado através de vídeo aulas, gravados pelo atual coordenador do Ministério Jovem, Fernando Gomes.
Próximas etapas
A escola segue ainda com duas próximas etapas que serão realizadas nos dias 24 e 25 de setembro na cidade de Várzea Grande (Arquidiocese de Cuiabá), e a terceira em 19 e 20 de novembro, em Cáceres (Diocese). Estes próximos módulos serão em única turma com aulas totalmente presenciais com os formadores Pe. Paulo Ricardo, Pe. Silviano Chaves, Ângela Márcia e Dra. Roberta Castro. Poderão participar dos dois últimos módulos somente quem esteve no primeiro.
“A nossa alegria é imensa em saber que muito Deus tem feito por nós e o quanto Ele tem nos amado nos permitindo conhecer essa verdade ainda em nossa juventude e com a graça de Deus queremos alcançar os jovens dos quatro cantos do Mato Grosso,” completa Fabiane ao lado da coordenadora estadual do MJ no Mato Grosso, Adriana Correia, grande motivadora da iniciativa.