No último final de semana, 27 e 28 de Fevereiro, aconteceu a Reunião Estadual de Lideranças do Ministério Jovem da RCC de Mato Grosso. O primeiro encontro do ano aconteceu em Cuiabá com cerca de 40 participantes, entre coordenadores diocesanos do ministério, membros de núcleos, coordenadores paroquiais, outros alguns líderes e convidados especiais de sete das oito dioceses do estado.
No cronograma da reunião, houve espaço para formações espirituais, outras específicas do ministério e ainda uma formação sobre o documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, além de momentos de oração e vivência fraterna.
Adriana Correia, Coordenadora Estadual do Ministério Jovem, esteve à frente dos trabalhos que ocorreram na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. No Sábado de manhã, iniciou-se com a Santa Missa presidida pelo Padre Silviano Firmino. Na sequência, foi a vez de uma formação sobre “Estado de Graça e Santidade”, ministrada por Fabiano Higuchi, diretor do site padrepauloricardo.org, levando os jovens a uma reflexão profunda. “Deus sempre permanece no interior da nossa alma, mas pode estar encoberto pelo pecado mortal”, disse Fabiano.
Após o almoço, foi o momento de acompanhar um formação sobre o Documento 85 da CNBB, apresentada por Susany Pereira, coordenadora da Pastoral Juvenil Regional Oeste 2, marcando a unidade em nosso estado. Ainda na tarde de Sábado deu-se início às apresentações e formações das assessorias que compõe o MJ/MT.
No Domingo de manhã, os jovens participaram da Santa Missa, com um momento especial de envio do jovem Natan Vinicius, fruto do Ministério Jovem de Cuiabá, ao Seminário da Arquidiocese de Cuiabá. E também a triste e ao mesmo tempo feliz notícia da despedida do Padre Silviano do Mato Grosso. Ele é o atual diretor espiritual do Ministério Jovem Mato Grosso e já na próxima semana estará se desligando das atividades do estado para estudar mestrado em Direito Canônico no Rio de Janeiro. Por fim, encerrando as atividades, foi apresentado o calendário estadual e os demais direcionamentos e repasses do ENF e MJBR.