Temos experimentado, nestes últimos tempos, um grande derramamento do Espírito de Deus sobre a Igreja. De modo particular a juventude tem vivenciado esta graça. Este é o perene Pentecostes na vida da Igreja. É o Espírito Santo que sopra como e onde quer. (cf. Jo 3,8)
Pentecostes é também a festa da Palavra. Foi na festa de Pentecostes que o Senhor entregou a Moisés o Livro da Lei em tábuas de pedra, escritas pelo “dedo de Deus”, cinqüenta dias após a primeira páscoa do povo de Israel.
Foi no dia de Pentecostes, após a Páscoa definitiva, que o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja; Ele, que é chamado o Dedo de Deus, veio escrever a Palavra do Senhor não mais em tábuas de pedra, mas definitivamente em nossos corações! (cf. Ex 19-20; At 2,1-4).
A promessa feita pelos profetas fora realizada; Deus derramou o Seu Espírito sobre a Igreja, gravando Sua Palavra em nossos corações, tornando-nos um reino de sacerdotes, profetas e reis. Somos assim o Seu povo e Ele é o Nosso Deus! (cf. Jr 31,33; Ez 36,26ss).
Ao meditar esta maravilha, logo me vem à memória o que diz São João: “… Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno”. (I Jo 2,14c).
Viver a experiência do Batismo no Espírito Santo é permitir que o mesmo venha moldando o nosso coração pela Palavra de Deus! São inúmeros os testemunhos de pessoas que, após a experiência com a Pessoa do Espírito Santo, passaram a ter sede e compreensão da Palavra de Deus, permitindo assim, que esta se tornasse a “Rocha” na qual eles passaram a edificar a sua própria vida! (cf. Mt 7,24-27).
O que faz um jovem forte é a palavra de Deus! Ela é alimento, sustento, fonte de discernimento, luz para o caminho, além de nos levar a plena intimidade com o Pai, por meio de Cristo no Espírito! São João afirma que os jovens que permanecem na palavra de Deus são fortes e vencedores do maligno. Permanecer na palavra significa obedecê-la!
Não nos esqueçamos de que o pecado entrou no mundo quando o homem deixou de obedecer à palavra de Deus e, por isso, o maligno encontrou a sua brecha (cf. Gn 3).Porém, foi pela obediência de Maria Santíssima, que acreditou na Palavra do Senhor, anunciada pelo Arcanjo Gabriel, que a própria Palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós! (cf. Lc 1,26ss)
E como a Palavra se encarnou e veio habitar entre nós? Por meio do Espírito Santo! Quando obedecemos a Deus, o Espírito de Deus age em nós, Sua palavra é vivida com poder, e, assim, somos vencedores do maligno! Não há espaços para o demônio em um coração repleto da Palavra e do Espírito de Deus! Podemos sofrer as tentações, os apelos do ”homem velho”, sermos açoitados pelas propostas deste mundo, mas nada, nada mesmo, é capaz de vencer um coração firmado na Palavra e cheio do Espírito de Deus!
Jovens da RCC do Brasil: Não tenhamos medo de sermos os jovens da Cultura de Pentecostes! Jovens cheios do Espírito Santo e firmados na Palavra de Deus! Jovens que buscam a santidade sem deixarem de ser jovens! Somos chamados a “assumir os nossos postos e ampliar a nossa visão”, não só na vida do movimento da RCC, mas, sobretudo, no ambiente onde vivemos, seja o trabalho, a escola, a família, as amizades e a sociedade de forma geral!
Levemos em nós a marca da Cruz do Senhor e do “Sim” de Maria, e, por um testemunho vibrante, autêntico e alegre, levemos outros jovens a fazerem esta mesma experiência do Amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado! (cf. Rm 5,5)
Avante, jovens do Brasil! Trabalhemos com afinco em nossos grupos de oração por todo este país, em todas as obras de evangelização e em todas as atividades missionárias!
Que a força do alto continue fortalecendo a cada um de vocês para serem discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele que é o caminho, a verdade e a vida! (cf. Jo 14,6)
Deus os abençoe!
Ricardinho – Coordenador Nacional do Ministério Jovem