Após a animação inicial, um teatro, cujo tema foi “O filho pródigo”, foi apresentado no palco do Pavilhão de Carapina, preparando todos para a primeira pregação do ENJ 2009. Antes de pregação, também foi lido pelo coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, uma carta enviada pelo padre Roger Luis. O sacerdote explicou na carta o motivo de sua ausência e ainda disse que, em oração, ele teve o sentimento de que Deus quer fazer uma revolução através da juventude.
A pregação foi ministrada pelo membro da equipe nacional do Ministério Jovem, Fernando Gomes, de São Paulo, que também contou o seu testemunho. Logo no início pregador passou a grande mensagem a ser transmitida no momento: todos são amados profundamente por Deus e esse amor pode tudo. O jovem pregador afirmou: “Não existe lugar aonde a mão de Deus não possa encontrar um filho Dele. Não há história, carência, problema que possa ser maior que o amor de Deus”.
Adoração ao Santíssimo
O momento foi continuado com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde os jovens acolheram Jesus com palavras de entrega: “Senhor Jesus, eu quero te receber; eu quero transbordar minha alma do teu amor; vem Senhor, vem ao meu encontro, vem ficar comigo”. Ao passar em meio a juventude, todos se prostraram aos pés do Rei que ali está.
Foi proclamado o quanto Jesus deseja que os jovens que renovem seus votos com a Igreja e os seus compromissos como servos. Muitos jovens estão vivendo com várias interrogações, dúvidas sobre o amor de Deus. Porém, este é um momento único e intenso em que os jovens pediram que o Senhor renove suas vidas de servos e filhos de Deus.
O momento foi de libertação. Muito jovens se sentiram encharcados do amor e da misericórdia divina. Jovens que se sentiam “um nada” diante de Deus, sentem-se agora amados e renovados pelo Espírito Santo.
Por fim, todos se colocaram como uma grande corrente entre todos os jovens e membros da equipe nacional e selaram um compromisso de jovens servos e fiéis.
Recordando o episódio em que Jesus pergunta a Pedro se ele O ama e, a partir da resposta afirmativa, o Senhor faz um pedido que também alcança a juventude: Se vocês me amam então resgatem os jovens de todas as nações para vivenciarem do meu amor misericordioso.
Equipe de Comunicação Social
Encontro Nacional de Jovens 2009