De 25 a 29 de junho aconteceu em Macapá, capital do Amapá, a primeira edição do Encontro Estadual de Jovens – EEJ 2008 promovido pelo Ministério Jovem da RCC. Com o Tema: “ jovens, Apóstolos da efusão do Espírito Santo” e o Lema : Do meio do mundo para vida nova em Cristo” , o EEJ Amapá proporcionou uma reflexão da condição da juventude católica e carismática do Estado. Estavam presentes jovens dos diversos grupos de Oração distribuídos nos 03 principais municípios do Estado: Macapá, Santana e Laranjal do Jarí.
“Sem duvida alguma este encontro marcara uma nova etapa na caminhada do MJ em nosso Estado” afirma o Coordenador Estadual e Diocesano do MJ, Jefferson Souza. “Nossa juventude ansiava por este encontro. Mesmo com todo nosso empenho com o ‘Aqui tem Jovem’ muitos tem se acomodado nos Grupos de Oração e o EEJ desejava ser um momento de reaviva mento para a juventude”, continua Jefferson.
O Encontro iniciou na noite do dia 25 de junho, quarta-feira, com a celebração de abertura, o Ministério jovem reuniu a juventude para que no dia nacional de intercessão do MJ o EEJ Amapá estivesse em comunhão com a juventude carismática de todo Brasil e da América latina orando para que a cultura e a espiritualidade de Pentecostes fossem usadas por Deus como um forte instrumento para o resgate da vida de muitos jovens.
Passamos a viver da providencia divina e a perceber que mesmo quando parece que tudo vai dar errado Deus faz das coisas simples as mais grandiosas! Algo muito interessante aconteceu nesta noite.
Afirmou o coordenador do MJ, a Missa de abertura seria presidida pelo bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro Conti, porem, na mesma semana estava marcado um retiro de todos os sacerdotes da capital e assim o bispo não poderia mas presidir a celebração, pelo mesmo motivo também não conseguimos nenhum padre para presidir a missa.
Depois de muita correria decidimos realizar uma celebração da palavra, presida por um ministro da eucaristia. Não poderíamos cancelar porque os jovens já estavam articulados para participar da celebração. “Imagino que seja inédito! Uma celebração da Palavra carismática como abertura de um evento estadual da rcc” declara Jefferson. “Foi uma benção, as orações, a pregação da homilia do ministro que faz parte também da RCC. A intenção da missa alem do EEJ foi pela jornada mundial da juventude.”
A programação do EEJ Amapá prosseguiu com a noite de adoração, no dia 26. Jefferson conta que adoração teve que ser substituída por um momento de oração e louvo. “ houve um encontro de programação na paróquia onde nos estávamos e tivemos que priorizar a atividade paroquial. Reunimos o povo no salão onde o grupo de oração se reuni para então fazermos o louvor.” Explica o coordenador. Louvor foi animado pela Comunidade Católica Shalom, convidada para participar do EEJ.
Quando questionado o sobre a participação da Comunidade, Jefferson explica que o objetivo do encontro também era unir as expressões que atuam junto à juventude na diocese de Macapá e proximidade da comunidade em seu carisma e a RCC. “Participação da comunidade pra mim teve um motivo especial: a unidade na evangelização da juventude”.
O dia 27, sexta feira, foi dedicado para a arrumação da estrutura do local, montar a estrutura para o fim de semana. No sábado e domingo o Encontro Estadual de Jovens Amapá prosseguiu. No fim de semana o EEJ teve a participação especial de Abigail Trindade, coordenador do Ministério Jovem da RCC Goiás.
Trindade realizou as pregações e orações que edificaram nossa juventude. “Seu ardor missionário e seu testemunho me contagiaram quando o conheci pessoalmente” afirma Jefferson Souza. “A participação de Trindade foi um fundamental para que a unidade do ministério jovem do Brasil. Abigail falou da realidade da juventude, uma realidade que queremos transformar no Amapá!” continua.
Quando perguntado sobre o que se espera agora a partir do EEJ, Jefferson afirma que a juventude da RCC necessita redescobrir seu ardor, sua ousadia na evangelização, a santidade em sua caminhada. Segundo ele “ a missão esta apenas começando!”
Ministério Jovem RCC Amapá.