Irmãos esse relato é segundo a tradição de nossa Igreja.
No auge da perseguição dos Cristãos no tempo de Pedro, os seus assessores, amigos e seguidores queriam protegê-lo, temiam por sua integridade física e pela sua vida. Em sua opinião eles precisavam de Pedro o mais tempo possível em sua presença para o bem da Igreja. Por este motivo convenceram a Pedro que era necessário sair de Roma para sua segurança, e mesmo contrariado ele atendeu ao pedido de todos.
Quando estavam na Via Appia (estrada principal de Roma que era acesso de entrada e saída) já fora da cidade, Pedro que estava com alguns assessores avistou um homem que vinha em sentido contrário, quando este se aproximou Pedro o reconheceu que era Jesus (segundo a tradição apenas Pedro o viu), e perguntou para Jesus:Dominus quo vadis que quer dizer: Para onde vai senhor? E Jesus respondeu que estava voltando para Roma para morrer com seu povo.Quando Pedro ouviu oque Jesus disse entendeu o que tinha voltar para Roma, mesmo contra vontade de seus assessores, por que não queria decepcionar o Senhor e atender sua vontade. Logo em seguida Pedro foi preso e morto pelos romanos.
E momento de vivermos essa experiência de Pedro de pedirmos para onde o Senhor vai? Para percebermos se estamos caminhando no mesmo sentido ou sentido contrário a vontade Dele em nossa vida. Pedro mesmo sabendo que seu fim era o martírio preferiu fazer a vontade do Senhor Jesus! Preferiu morrer junto com seu povo.
Que tenhamos a coragem de reconhecermos Jesus e pedirmos: Para onde vai Senhor?
- Na minha vida;
- No MJ;
- Nas minhas decisões;
- Quero morrer com meu povo?
- Tenho feito renuncias para servir a Jesus?
- O que tem sido primeiro lugar em minha vida?
Que o Espírito Santo ilumine nossa resposta a Jesus!
Márcio Zolin
Coordenador Nacional do Ministério Jovem