O Bispo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, ao presidir a Santa Missa na abertura do Encontro Nacional de Jovens 2008 (ENJ), convidou a juventude presente a viver um novo tempo, um resgate dos ideais.
Dom Eduardo, responsável pelo Setor Juventude da CNBB, falou do pedido de João Paulo II à juventude, afirmando que ser Sentinela é estar atento e esperar o romper da aurora que é o próprio Cristo. Tratando de assuntos comuns a realidade do público, ele expôs a dificuldade de se fazer escolhas em determinadas idades de nossa vida. “Toda escolha exige sacrifício, precisamos optar sempre pela vontade de Deus.”
Diego Mendes, líder da caravana da Diocese de Uberaba (MG) relatou que a emoção de ouvir o Bispo falar sobre o Sentinela é única. “Estamos vivendo essa moção há quase um ano e saber que a Igreja está em comunhão com o nosso sonho nos alegra muito.” Na manhã de sábado as pregações, momentos de oração, louvor aprofundam ainda mais o tema e segundo a organização do evento muitas surpresas estão por vir durante o dia.
O Encontro Nacional de Jovens está acontecendo em Vespasiano, arquidiocese de Belo Horizonte e com o tema Sentinelas da Manhã: Jovens Apóstolos do Espírito Santo, o objetivo do evento esse ano é alertá-los da sua importância na sociedade.