A Renovação Carismática Católica
A Renovação Carismática Católica
A Renovação Carismática Católica (RCC), entre outros movimentos, surgiu na Igreja num momento em que se começava a procurar caminhos para se por em prática a renovação eclesial desejada pelo Concílio Vaticano II.
O apelo começa em 9 de maio de 1897, quando o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Divinum Illud Munus, sobre o Espírito Santo, “lamentando que o Espírito Santo fosse pouco conhecido e apreciado, concita o povo a uma devoção ao Espírito”. No Concílio Vaticano (1962- 1965) II o Papa João XXIII reza com a Igreja pedindo um novo Pentecostes.
A Renovação Carismática Católica teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Na oportunidade, jovens se reuniram para um retiro espiritual, após estudos teológicos, aspiraram em oração por uma presença mais real do Senhor. Eles viveram uma grande experiência com a pessoa do Espírito Santo, fato que se repetiu em diversos lugares do mundo naquele tempo
A maior expressão deste movimento eclesial está nos Grupos de Oração, considerados sua célula mãe, onde os participantes se reúnem para louvar, orar e viver o anúncio da Palavra de Deus.