Loading... (0%)

Começa o EEJ 2008 no Maranhão

09 setembro 2008

Começa hoje o V Encontro Estadual de Jovens da RCC do Maranhão. Com o tema “Jovens, apóstolos da Efusão do Espírito Santo”, e Lema “Jovem, sê firme e corajoso” Js1,6, o Encontro acontece pela primeira vez na região dos cocais maranhenses e pretende reunir cerca de 2.000 líderes jovens de todo o Estado.

O pregador será Ricardinho, coordenador nacional do MJ BR. Ricardinho pisa em terras maranhenses pela segunda vez, e volta cheio de novidades da 2ª Conferência Latino Americana de Jovens, ocorrida durante o ECCLA de Honduras.

Além de pregações, missas, workshops sobre namoro, vocação, formação integral e o projeto “Aqui tem Jovem”, o encontro terá na abertura a presença do Pe. Joaquim Veloso, responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Caxias-MA, e show com o cantor carioca Cosme, que “pipocará” louvores e alegria!

No sábado, dia 06, na Praça Gonçalves Dias, centro da cidade, terá um grande “Arrastão pra Cristo”, que levará quem passar pelo trio da alegria nas ruas principais da cidade, até o Ginásio de Esportes, local onde o evento acontece.

O Encontro termina no domingo, dia 07, dia da Independência, onde todos serão convidados a darem gritos de louvores, porque Cristo já nos libertou. O evento promete!

 

Confira um histórico do EEJ no estado
A Secretaria Marcos demorou alguns anos para conseguir caminhar. Foi um período árduo, e doloroso. Vivemos exílios onde a própria juventude não reconhecia nossa carismaticidade. Mas Deus fez, mesmo com nossas fraquezas.

Em 2001, aconteceu o segundo encontro, realizado na cidade de Chapadinha, Diocese de Brejo, ministrado por Ironi Spuldaro, atual apresentador do programa da RCC Celebrando Pentecostes. No ano seguinte, em 2002, o encontro teria a sua terceira edição, também com Ironi Spuldaro, na Cidade de Bacabal, município que dá nome a Diocese que acolheu o encontro. Vários fatores fizeram o Ministério Jovem dar uma parada nos encontros estaduais no Estado.

Batalhas que precisavam ser vencidas (e foram!) mas que deram uma pausa no encontro da juventude carismática alguns anos. O quarto encontro estadual dos jovens da RCC voltou com toda a força em 2007, com uma pausa de 4 anos, refletindo um momento novo para o Estado, e podemos dizer que para o Brasil também.

O estadual dos jovens aconteceu em uma diocese onde a RCC basicamente era composta pela juventude, o que foi um sinal de Deus para todos nós, no sentido de mostrar a importância da juventude para a Igreja. E mais, a importância da Igreja para a nossa juventude. (“Não é o serviço de Deus que precisa de nós, somos nós quem precisamos do serviço de Deus” Ribamar Lima, Coord.Dioc da RCC.S.Luís-MA).

A cidade de São Mateus, diocese de Coroatá, acolheu o encontro, que contou com a prata da casa para realizar o evento. E Deus fez!
Hoje, tomamos posse da palavra que Deus nos dava, de que esses tempos são os tempos do cumprimento das promessas de Deus para a juventude do Brasil e, consequentemente, de nosso Estado, conforme profetizado durante o encontro diocesano de jovens da Arquidiocese de São Luís do MA, o Vem pra Cá 2007.

São promessas que Deus começou a revelar em 2003, por ocasião do ENJ- Brasília. Ele dizia que do Maranhão sairia uma juventude cheia do Fogo do Espírito, e incendiaríamos o Brasil. Agora é hora de entrarmos na “terra prometida”, na certeza que ela já é nossa. Deus nos prometeu, assim como prometeu a Josué: “Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes” Js1,6.

Esta é a segunda vez que temos um coordenador nacional dos jovens dando formação para as lideranças de nosso Estado. A primeira, aconteceu por ocasião do anúncio, com o “Moisés” Siney Telles, em 96, e hoje, 12 anos depois, número bem simbólico para nós (12 tribos de Israel, 12 apóstolos, 12 dioceses no MA…) recebemos “Josué”, nosso homem de Fogo, Ricardinho, que neste momento representa para nós cada coordenador diocesano do MJ do Estado. Representa cada um que abraçou a missão de conduzir o povo de Deus, a juventude de Deus, à terra que Ele nos prometeu.