O Ministério Jovem do Estado do Amapá realizou nos dias 11, 12 e 13 de novembro o Encontro Estadual de Jovens. Cerca de 300 jovens responderam ao chamado de Deus a partir do tema “Jovem, vinde a mim!”. O encontro foi realizado no salão da Igreja Santa Maria, na Arquidiocese de Macapá.
O encontro iniciou na sexta-feira com a Missa de abertura e logo após aconteceu uma noite cultural com apresentações de dança, muita animação e louvor. No Sábado pela manhã aconteceu a primeira pregação com Valmir Santos, coordenador do Ministério Jovem na diocese de Abaetetuba (PA), que falou sob o tema “Jesus te ama, jovem”.
Já no sábado, o coordenador estadual da Renovação Carismática Católica do Amapá, Rilson Espíndola, pregou o tema vivido pelo movimento neste ano “Sede misericordiosos como vosso Pai”. O encerramento pela manhã se deu com apresentação de dança, flash mob.
No turno da tarde Valmir Santos, deu prosseguimento com o convite de Jesus “Jovem, vinde a Mim!” como tema de sua pregação. Em seguida convidou os jovens para colocarem diante da cruz do Senhor todo o seu cansaço, inquietações, medos, fraquezas, fardos.
“Jovens sendo jovens” foi o tema da pregação seguinte, realizada pela coordenadora estadual do MJ, Benedita Pureza, que pediu para os jovens não se aposentarem antes do tempo, lembrando de uma fala do Papa Francisco na JMJ deste ano. Também convocou a juventude a sair do sofá, a ser ousada, alegre, viva, diferente e que faça a diferença em todos os lugares.
Os membros do núcleo estadual do MJ apresentaram na sequência um teatro abordando um “Jovem velho”, que através dos testemunhos de vida de outros jovens teve um encontro pessoal com Deus, foi batizado no Espírito Santo, tendo sua vida transformada.
O domingo teve início com a Santa Missa e seguiu com a última pregação que teve como tema “Construtores da civilização do amor”, com Beatriz Costa, do núcleo estadual do MJ. Ela partilhou sua experiência missionária em Afuá, na ilha de Marajó. “Não somos mais sementes, somos árvores e precisamos dá frutos. Chega de darmos desculpas para o Senhor, precisamos ir aonde Ele nos mandar”, disse. No final da manhã houve um momento forte de oração e adoração ao Santíssimo.
“Pudemos contemplar as maravilhas do Senhor nesse encontro: muitas curas, libertações e batismo no Espírito Santo. O Senhor dizia: Levanta Juventude do Estado do Amapá! Porque muitos estavam caídos, com seus ossos ressequidos, mortos espiritualmente, estavam perdendo suas energias, alegrias, sonhos, esperanças. Caminhavam com “cara de cemitério”. E o Senhor soprou em nós um sopro de vida, levantou um grande exército de sentinelas da manhã porque precisamos assumir nossos postos, estar de prontidão, ir e combater aonde o Senhor nos mandar”, avaliou Benedita Pureza.