Com a profecia de que “Deus irá conceder um novo avivamento durante o Encontro Nacional de Jovens”, Padre Marcelo Rossi celebrou a Santa Missa de abertura do Encontro Nacional Jovem (ENJ), que acontece de 7 a 9 de setembro, no Santuário Mãe de Deus, em São Paulo (SP).
Durante a homilia, padre Marcelo ressaltou que “Deus quer o novo, um esvaziamento”, citando a passagem de Romanos, capítulo 12, versículos 1 e 2. “Jovens, nós somos hóstia viva e devemos permitir que o Senhor nos transforme a partir da renovação da nossa mente”.
Diante dos mais de cinco mil jovens que participam do evento, de dioceses do Brasil inteiro, o sacerdote disse que tinha uma notícia “Se preparem, pois algo novo vai acontecer neste ENJ!”.
Padre Marcelo pediu a todos que abram seus corações nesses três dias de encontro e ressaltou a importância da juventude “Vocês são fundamentais para nossa Igreja!”.
“O mundo te trata como descartável, mas você NÃO é descartável!”
Na Santa Missa, padre Marcelo Rossi afirmou ainda que todos terão a experiência de um novo Pentecostes e um novo modo de pensar a partir do ENJ.
“Muitas vezes queremos mudar o mundo, o país, a diocese, mas o certo é começar a mudança a partir de nós mesmos, do nosso coração. Jesus conta com vocês, jovens!”, ressaltou.
“Que vocês possam se amar, como Deus ama vocês!”
Ao término da homilia, padre Marcelo disse que este é só o “aperitivo de um grande banquete preparado por Deus”. “O Senhor está derramando uma fé carismática a todos vocês!”, finalizou, convidando os jovens a um momento de oração e entrega ao Senhor.
Acolhida dos Jovens
Após a conclusão da Santa Missa que abriu o encontro, Kátia Zavaris iniciou a acolhida de todos os coordenadores estaduais do Ministério Jovem, presentes no presbitério. A presidente do Conselho Estadual da RCC São Paulo, Lucimar Maziero, afirma que “o novo de Deus existe e vai acontecer neste encontro”. O coordenador estadual do Ministério Jovem de São Paulo, Adriano Gonçalves, disse que “Vamos experimentar um novo Pentecostes, pois o nosso coração está aberto e é tão grande quanto o nosso estado para lhes acolher”.
A diocese de Santo Amaro, na pessoa de seu coordenador diocesano Leandro Andrade Pereira, acolheu todos os jovens e os convidou a serem “ambulantes do Espírito Santo, para que ‘Duquesne’ se repita nas casas das famílias que os acolherão nestes dias. Muitos destes lugares, talvez nós não tenhamos pisado ainda, mas vocês são enviados a eles para que o batismo no Espírito Santo se realize nestas famílias”. A coordenadora diocesano do MJ Santo Amaro, Moara Depieri Possidonio também recepcionou os jovens e falou da “ansiedade em recebe-los aqui para que Duquesne aconteça com intensidade e totalidade em nossas vidas”.
Kátia agradeceu Lucimar e toda a diocese que acolhe o ENJ 2018, pois é “uma graça estar neste lugar, vai ter festa neste encontro, jovens!”.
Daniela Almeida, coordenador do MJ Brasil, fez a chamada de todos os estados animando-os “porque este é só o começo de uma obra iniciada por Deus e que vai impactar as nossas vidas”.
Pe. Alexsander Cordeiro Lopes, diretor espiritual MJ Brasil, conduziu os participantes a olhar para a imagem de Maria grávida, e entregar para Ela aqueles que deixaram para trás para estar aqui: “sua família, sua casa, sua diocese, seu Grupo de Oração, sua cidade, seu Estado. Trouxemos a poeira de nossa terra em nossos pés, ou seja, nossos estados estão aqui com todo o Brasil. Quero entregar o nosso país à Nossa Senhora para que Ela engravide de nossa nação e, nossa terra seja verdadeiramente Terra de Santa Cruz, terra de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Fotos: MCS Brasil